Blog

Saiba escolher uma franquia lucrativa

Antes de avaliar as franquias lucrativas, na hora de fechar um contrato com uma franqueadora, o investidor precisa analisar uma série de aspectos para saber se o seu investimento terá retorno financeiro dentro do prazo esperado.
Além de analisar questões relacionadas ao suporte técnico da rede, condições de adesão e regras contratuais, é importante saber se a unidade lhe trará lucratividade.

Mas como posso saber se uma franquia é lucrativa?

O lucro é o dinheiro que sobra da subtração entre os custos e receitas mensais, gerados por um negócio, que pode ser usado pelo investidor.
A lucratividade de uma franquia pode ser calculada fazendo a divisão do lucro líquido (o valor que sobra após o pagamento de todas as despesas) pela receita total de vendas.
Esse valor final deve ser multiplicado por 100 para se achar o percentual de lucratividade.

Fique atento aos números do negócio

O indicado para evitar prejuízos é que o franqueado tenha uma visão ampla sobre todos os números apresentados pela franquia, a qual pretende investir, assim ele evita surpresas desagradáveis.
Assim, você como investidor não deve ficar preso apenas aos dados fixos apresentados pela franquia como faturamento médio, taxa de franquia, royalties e taxa de publicidade.
É necessário ter uma visão mais ampla sobre toda a estrutura de faturamento.
O correto é detalhar toda a operação da franquia e encontrar outros números que determinam, por exemplo, os gastos com a montagem de toda a estrutura.
Assim fica mais fácil traçar uma ideia sobre lucratividade do negócio.

Busque informações relevantes com outros franqueados

Além de fazer o levantamento de todos os dados apresentados pela franquia é importante saber se esses dados correspondem à realidade.
E nada melhor para saber disso do que buscando franqueados que já atuam no mercado e já conhecem a dinâmica do negócio.
Essa prática é muito comum, uma vez que, o melhor termômetro para medir se a lucratividadeé realmente aquela apresentada em números e gráficos, é indo no chão de loja e conhecendo o negócio de perto.
Sugiro uma conversa franca sobre os custos e o retorno do investimento, que lhe dê subsídios para entender melhor a questão da lucratividade no negócio.
Na hora de escolher qual unidade vai visitar, busque aquela que mais se pareça com o modelo, localização geográfica e parâmetros que você deseja investir.
Assim você vai se aproximar bem mais do que deseja saber.
Fique atento aos alertas do mercado

Fatores como má administração, mudança de processos ou mesmo quando o negócio é sazonal(funciona com prazo certo), podem afetar em cheio os seus investimentos.
Por isso muito cuidado com o tipo de franquia que você deseja fechar negócio.
Essas fragilidades são bem perceptíveis nos segmentos de moda e alimentação, que são muito ligados às tendências de mercado.
Mas que podem mudar em médio prazo, comprometendo a sustentabilidade do investimento.
Por isso, dê preferencia para franquias que sejam mais flexíveis no gerenciamento de crises e que tenham mais chances de lucratividade mesmo em segmentos com flutuações de mercado.

Vá além das estratégias da franquia

Mesmo com o suporte técnico de franquias com marca solidificada no mercado, o sucesso de uma unidade depende de estratégias e dedicação peculiares.
Afinal, não há nada que seja muito bom que não possa melhorar.
Ao aderir ao contrato de uma franquia, saiba que nem todos os franqueados possuem lucratividade igual.
E que o sucesso da sua unidade vai depender da disponibilidade e das ferramentas que você tem para fazer a gestão do seu negócio.
Sendo assim, sem desrespeitar as regras contratuais da franquia, tenha a perspicácia de um empreendedor.
Seja criativo na gestão dos negócios, pois a lucratividade da sua empresa está em suas mãos.

Desculpe, o formulário de comentários está fechado neste momento.