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10 Perguntas que Você DEVE Fazer Antes de Comprar uma Franquia

Neste post abordaremos as perguntas relacionadas a operação da franquia. Um assunto tão importante quanto as demais perguntas, explorando áreas como processos, treinamento, horários, sistemas, suporte, etc.

Se prepare antecipadamente e baixe o nosso modelo de questionário completo para facilitar nas anotações. Saiba mais no final deste artigo.

b) Sobre a Operação da Franquia (14 perguntas)

Existe apoio do Franqueador na escolha do melhor local para a abertura da unidade?

É feito um estudo para identificar o público potencial do produto/serviço? (Entender se existe um planejamento e análise do mercado potencial de regiões. Qual o público da região, classe social, crescimento demográfico e renda)

Como é a estrutura do treinamento inicial do franqueado? Quantos dias?

(Entender quão estruturado é o processo de treinamento. Treinamentos dos processos operacionais do dia a dia, indicadores do negócio, relacionamento e obrigações com o franqueador, etc.)

Existe treinamento recorrente para reciclagem e treinamento de novos empregados? Existe algum custo para estes treinamentos recorrentes?

(Entender se os treinamentos fazem parte da atividade de suporte aos franqueados – No dia a dia ocorre a rotatividade natural de empregados, um franqueador que fornece treinamentos frequentes é importante para o bom andamento)

Como funciona o plano de marketing do ano? Existe um plano de divulgação nacional e regional?

(Entender os custos envolvidos e como é o processo de aprovação e divulgação)

Existe um conselho de franqueados por região para troca de experiências?

(Entender se existem grupos de franqueados e se estes se agrupam por região – grupos para troca de experiências, ações de marketing em conjunto por região, boas práticas implementadas, etc)

Como são operacionalizadas as compras necessárias para o funcionamento da unidade? Compra-se diretamente com o franqueador?

(Entender se existe compra centralizada para aproveitar preços mais baixos para compras em volume)

Existe uma equipe de qualidade e auditoria com visitas frequentes a unidade?

(Entender se existe equipe de auditoria, qual a frequência de visitas e quais tipos de conferência são feitas? (padronização visual, processos, limpeza, etc)

São fornecidos sistemas para a gestão e operação da unidade? Existe algum custo?

(Entender se o franqueador disponibiliza algo para suporte ao franqueado. Utilizar sistemas para o suporte a operação traz economia de tempo e ganhos de produtividade.)

Qual o apoio que o franqueador dá ao franqueado em caso de dificuldades?

(Entender se existe algum suporte financeiro, operacional, jurídico ou qualquer outro em caso de dificuldades)

Como é tratado uma reclamação de cliente? Localmente na unidade com supervisão do franqueador?

(Entender o processo de tratativa de reclamações. Desde o registro até a tratativa final. O Franqueador acompanha reclamações do reclame aqui? Procon?)

Existe sazonalidade neste negócio? Quais os períodos de pico?

(Entender se o negócio tem sazonalidade, entender os momentos do negócio como Natal, Dia das Mães, dia dos namorados, etc)

Qual o horário de funcionamento da franquia? Finais de semana? Feriados? Quantos turnos?

(Entender os horários e turnos para prever os custos com funcionário e despesas variáveis associadas como segurança ou estacionamento)

Preciso estocar materiais por qual período para o funcionamento da franquia?

(Entender se é necessário estocar um mínimo ou se pode comprar conforme a demanda ocorre)

Quantos funcionários são necessários para o funcionamento da franquia?

(Informação importante pois funcionário é um custo considerável no funcionamento do negócio)

Espero que o as perguntas apresentadas sejam úteis à você neste passo tão importante em direção ao seu sonho.

Para economizar o seu tempo de copiar, colar e tabular as perguntas, preparei o modelo de questionário com todas as questões dos 3 posts para você fazer o download, imprimir e levar para a reunião.

Lembre-se que a recomendação é de preparação prévia para a reunião/entrevista. Avalie cada uma das questões e pesquise sobre a marca na Internet, revistas ou jornais

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