Como Começar um Negócio do Zero de uma Vez por Todas
Vamos repensar o seu plano de começar um negócio do zero. O que falta: dinheiro para investir? Tempo? Ou será apenas falta de planejamento? É hora de romper essas barreiras e tirar as ideias do papel.
O momento é propício: a Unitfour divulgou no ano passado um crescimento de 20% no número de empresas abertas no Brasil em 2016, se comparado com os números de 2015. Com o índice de desempregados no país contabilizando mais de 12 milhões, o empreendedorismo vem crescendo nas estatísticas.
Mas não se engane pensando que o cenário competitivo é motivo para adiar seus planos de empreender! Nosso guia definitivo traz as melhores dicas para iniciar um negócio de sucesso. Acompanhe!
O espírito empreendedor
As estatísticas mostram que empreender é o sonho de muita gente. Além da abertura de empresas por oportunidade, a recessão financeira intensificou o surgimento de negócios abertos por necessidade, conduzidos por pessoas que ficaram recentemente desempregadas ou que precisam agregar mais renda.
O erro, porém, é que muitas das empresas abertas por necessidade são pouco inovadoras e trazem na gestão os profissionais que não possuem espírito empreendedor. Para se sobressair, é preciso organização, força de vontade e paciência! Ter paixão pela ideia também ajuda a levar a marca ao sucesso.
A junção dessas habilidades é o que podemos chamar de perfil empreendedor. Para medir seu potencial, é preciso que o gestor tenha a capacidade de reconhecer seus pontos fortes tanto quanto suas limitações.
Capacidade de liderança, habilidade para motivar, boa comunicação, otimismo, habilidade decisória e visão de futuro são competências bem-vindas quando o objetivo é começar um negócio do zero.
Ideia própria x franquia
Pouca gente quer depositar todas as suas economias em um negócio de risco, certo? Começar um negócio do zero envolve certos desafios para os quais nem todo gestor se sente apto. O sucesso é possível quando o empreendedor tem responsabilidade e dedicação, mas os riscos não podem ser ignorados.
Uma opção segura para quem quer direcionar seus investimentos com mais segurança é o mercado de franquias. Para quem não está preparado para os riscos de firmar a própria marca, o franchising é a alternativa certeira.
Sendo um franqueado, o empreendedor adentra o mercado contando com o respaldo de uma marca já conhecida e respeitada. A reputação prévia da franquia ajuda a evitar riscos de investimento. Além disso, o marketing bem estruturado e os aperfeiçoamentos oferecidos para a equipe de colaboradores figuram entre as vantagens desse modelo.
As 5 dicas para começar um negócio do zero
Pronto. Você optou por começar seu empreendimento, seja movida pela oportunidade ou pela necessidade. Quer você tenha optado por tirar uma ideia própria do papel ou por apostar no mercado de franquias, o passo a passo que separamos ajudará a iniciar seu empreendimento com excelência.
Para começar, é preciso apostar em uma tarefa importante, mas que muitos novatos no empreendedorismo ainda negligenciam: o plano de negócios.
1. Faça o plano de negócios
O plano de negócios é o primeiro passo a ser dado se você decide empreender. O processo, que pode parecer complexo à primeira vista, se torna mais fácil quando você pesquisa bastante, faz boas leituras sobre o assunto, conta com softwares ou com a própria franqueadora, se for esse o caso.
Traçar um plano significa definir onde sua empresa almeja chegar e por qual caminho seguirá para realizar os objetivos e as metas. O planejamento financeiro entra também nessa fase, mostrando objetivamente o quanto o empreendedor pode desprender para cada setor.
Pensando que a questão é muito complicada, alguns gestores a deixam de lado. Esse é um erro fatal que você não deve cometer!
Quando as metas são planejadas e as estratégias são definidas com antecedência, o gestor evita perder dinheiro ao começar um negócio do zero.
2. Pesquise seu público
O plano de negócios da empresa está alinhado ao conhecimento do público-alvo ao qual sua marca servirá. Isso ajuda a escolher o melhor ponto da cidade para montar a loja e a montar estratégias de marketing condizentes com seu target (o cliente ideal).
Para conhecer o público-alvo, o gestor não pode fazer corpo mole na hora de pesquisar! Vá a campo com pesquisas e peça para as pessoas daquela localidade responderem a questões que contribuam para desmistificá-lo. A gente explica melhor!
Ao pesquisar o cliente ideal, o empreendedor deve saber sua faixa etária estimada, a localidade em que esse público se concentra, o tíquete-médio gasto pelo target e suas problemáticas. Seu posicionamento de mercado se torna mais sólido e eficiente.
Pode parecer estranho falar em “problemas” do consumidor, mas quando ele adentra uma loja, está atrás do produto ou serviço capaz de solucionar sua falta. É importante saber o que seu público demanda.
3. Invista em marketing
Acha que é cedo para planejar o marketing? Hora de repensar essa ideia! O marketing não serve apenas para divulgar seus produtos depois que a loja já está operando. Ele também é responsável por agregar novos clientes para conhecer seu negócio.
O objetivo do marketing é também o de angariar esses consumidores potenciais, os chamados prospects. Atraindo-os para conhecer seus produtos e serviços, chega o momento de trabalhar para conduzi-los pelo chamado funil de vendas.
O pipeline, ou funil, é o caminho que sua empresa deve planejar seguir com o consumidor, levando-o desde o primeiro interesse pela loja até a fidelização desse cliente.
4. Aposte no diferencial competitivo
O diferencial competitivo de uma marca é aquilo que a diferencia das concorrentes. O fator competitivo da empresa envolve a noção de valor e preço. Você sabe diferenciá-los?
O preço é aquele número objetivo, indicado na etiqueta, que mostra o quanto o cliente precisa desembolsar por um produto ou serviço. Já o valor tem caráter subjetivo, e depende da percepção do próprio cliente.
O que faz o consumidor pagar mais caro em um produto de uma marca conhecida, mesmo diante de uma opção mais barata e de qualidades semelhantes à do primeiro produto? A resposta é o valor.
Agregar valor deve ser o objetivo da sua organização desde a abertura. Quem quer começar um negócio do zero deve estar disposto a investir em seus diferenciais competitivos para sair na frente em um mercado a cada dia mais acirrado.
O atendimento é um diferencial que salta aos olhos do consumidor! Invista na qualificação da sua equipe de colaboradores, incluindo treinamentos constantes. Manter um registro dos clientes também ajuda no processo.
5. Controle os processos
Reunir dados e manter registros de nada adianta se o gestor não utiliza esses dados na sua função. Não deixe de avaliar o desempenho da sua equipe de colaboradores e mensurar o sucesso de cada estratégia aplicada.
Todo processo precisa ser bem gerido e avaliado após seu desempenho. Para otimizar a precisão das análises, o empreendedor que aceita o desafio de começar seu negócio do zero precisa contar com o respaldo da tecnologia.
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